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Agualusa, escritor de Angola

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sábado, 6 de março de 2010

Lei 10 639/03 aplicada no Brasil: literaturas africanas na escola

Olá, acadêmicos.
A Lei 10 639, de 9 de Janeiro de 2003, revista pela Lei Ordinária nº 11 645,de 10 de março de 2008, na verdade altera e complementa a Lei 9.394, de 20 de Dezembro de 1996, que Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, lei máxima da educação no Brasil, portanto.

As duas leis que alteram a LDB o fazem no sentido de incluir os segmentos indígena e afro-descendente da população brasileira, relegados por muito tempo a papel secundário a partir da própria legislação educacional. Para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade do estudo da história e cultura das populações afro-brasileira, africanas e indígena o governo Lula estabeleceu essa legislação e o Conselho Federal de Educação emitiu o Parecer CNE/CP Nº 3/2004, em 10.3.2004, e a Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004, que regulamentam as alterações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional traçando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico -Raciais e para o Ensino de História e Culturas Afro-Brasileira e Africana.

Este conjunto jurídico busca cumprir o estabelecido na Constituição Federal nos seus Art. 5º, I, Art. 210, Art. 206, I, § 1º do Art. 242, Art. 215 e Art. 216, bem como nos Art. 26, 26 A e 79 B da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que asseguram o direito à igualdade de condições de vida e de cidadania, assim como garantem igual direito às histórias e culturas que compõem a nação brasileira, além do direito de acesso às diferentes fontes da cultura nacional a todos os brasileiros.

A Resolução do CNE diz respeito à capacitação de professores pelas instituições de ensino superior, ao tratamento temático e disciplinas relativas à Educação das Relações Étnico-Raciais e ao Ensino de História e Culturas Afro-Brasileira e Africanas, em todos os níveis e modalidades da Educação Brasileira.

O cumprimento das referidas http://www.embcv.org.br/portal 06/03/2010 21:30:15 - 5 Diretrizes Curriculares, por parte das instituições de ensino, será considerado na avaliação das condições de funcionamento do estabelecimento. A implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Culturas Afro-Brasileira e Africanas constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação, e têm por meta, promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica brasileira, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de nação democrática.

A Educação das Relações Étnico-Raciais tem por objetivo a divulgação e produção de conhecimentos, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial, tornando-os capazes de interagir e de negociar objetivos comuns que garantam, a todos, respeito aos direitos legais e valorização de identidade, na busca da consolidação da democracia brasileira. O Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana tem por objetivo o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros e africanos, bem como a garantia de reconhecimento e igualdade de valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas, européias, asiáticas.

O ensino sistemático de História e Culturas Afro-Brasileira e Africanas na Educação Básica refere-se, em especial, aos componentes curriculares de Educação Artística, Literatura e História do Brasil. Os sistemas de ensino tomarão providências no sentido de garantir o direito de alunos afro-descendentes de freqüentarem estabelecimentos de ensino de qualidade, que contenham instalações e equipamentos sólidos e atualizados, em cursos ministrados por professores competentes no domínio de conteúdos de ensino e comprometidos com a educação de negros e não negros, sendo capazes de corrigir posturas, atitudes, palavras que impliquem desrespeito e discriminação. Esta estrutura, que não é divulgada com a ênfase que deveria, já está a ser implantada nas escolas, desde a educação fundamental. As universidades, públicas e provadas, têm tentado abrir espaço para a aplicação da LDB e legislação correlata, formando os professores que atuarão em todos os níveis educacionais, mas considero que ainda estamos em tempos de implantação e há um caminho a percorrer – e devemos fazê-lo rapidamente, sobretudo as universidades, que formam os quadros que atuarão nos níveis subseqüentes do ensino. É preciso que a sociedade civil se sensibilize e cobre da universidade e das escolas a efetiva aplicação do conjunto jurídico referido.

29 comentários:

  1. Esta lei é interessante, porém é necessário trabalhar a autoestima dos alunos.

    Maria

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  2. É fundamental que se trabalhe dessa maneira, não só nas instituições de ensino superior assim como nos níveis fundamental e médio, para que os alunos tenham consciência de sua cultura e origem.

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  3. È de fundamental importância que tomemos conciência de nossas origens e aprender cada vez mais cedo que nossa cultura simboliza muito mais que qualquer sentimento de indiferença com nossa raça, afinal somos um povo culturalmente diversificado.

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  4. Temos que realmente recorrer as nossas origens para podermos desenvolver um trabalho consciente com nossos discentes.

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  5. Nosso país vive esse momento em que se busca a reconstrução do seu "eu" no passado (país multicultural, formado por várias racas e etnias), dentro da escola, universidade ou qualquer lugar todos os cidadãos devem ter consciência de que somos diferentes, porém, formados a patir de uma pluralidade racial. Daí a busca do respeito para com todos, pois no fundo somos iguais.

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  6. Quando se fala em conhecer a cultura e a literatura africana,se refere ás diversidades de crenças,pensamentos,danças,músicas,e isso de fato,é de suma importância para o ensino aprendizagem em escolas e universidades brasileiras.

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  7. De fato a Lei 10.639 é relevante, mas, ao mesmo tempo, guarda consigo um autorismo, pois ela impõe que seja ensinado nas escolas o estudo da história e cultura africana, afro-descendente e indígena, antes esquecidas pelos currículos escolares. É evidente também que em se tratando de educação as ações pedagógicas devem ser respeitadas, o que não é bem a intenção dessa lei que faz imposições. Se por consideração aos direitos humanos à liberdade, à igualdade e à fraternidade, mesmo que tudo isso seja de inegável importância para nosso país cujo espírito democrático parecer agora com o governo Lula ser mais evidente, em contrapartida acreditamos que essa Lei não devesse ser imposta.

    Joseyell

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  8. Este comentário foi removido pelo autor.

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  9. De fato a Lei 10.639 é relevante, mas, ao mesmo tempo, guarda consigo um autoritarismo, pois ela impõe que seja ensinado nas escolas o estudo da história e cultura africana, afro-descendente e indígena, antes esquecidas pelos currículos escolares. É evidente que em se tratando de educação as ações pedagógicas devem ser respeitadas, o que não é bem a intenção dessa lei que faz imposições. Se por consideração aos direitos humanos à liberdade, à igualdade e à fraternidade, mesmo que tudo isso seja de inegável importância para nosso país cujo espírito democrático parecer agora com o governo Lula ser mais evidente, em contrapartida acreditamos que essa Lei não devesse ser imposta.

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  10. Ailce Oliveira
    À lei 10.639/2003, é de extrema importância por ter como objetivo principal, a desconstrução dos estereótipos sobre a África e seus descendentes.
    É um direito humano conhecer a própria história, tê-la inclusa nos curriculos escolares e ser respeitada por todos.

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  11. A Lei 10.639, de 9 de Janeiro de 2003 que "obrigou" as escolas a implementarem as Literaturas Africanas em suas grades curriculares e principalmente nas Universidades é um grande avanço na Educação Brasileira visto que possibilita aos nossos discentes o conhecimento das nossas origens bem como a formação e assunção de uma identidade "negra" que valorize e respeite as diversidades culturais em detrimento do grande preconceito que assola a nossa sociedade, principalmente se levarmos em conta a grande importância dos negros para o desenvolvimento do nosso país. Porém, para que esta lei funcione na prática e não fique apenas no papel, far-se necessário um comprometimento mútuo da comunidade escolar (docentes, discentes, diretores, pais, etc.) pois, só assim conseguiremos desenvolver nos nossos alunos o reconhecimento e respeito desta cultura que também é nossa.

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  12. É interessante o que a Lei 10639 de jan./2003 estabelece quanto ao ensino no Brasil, tentando assegurar o direito às histórias e culturas brasileiras.Talvez assim, muitos saberão respeitar àqueles que de maneira muito sofrida tiveram e ainda tem participação relevante no desenvolvimento do País, e por conseguinte, não só estes mas outros poderão ter seus direitos também reconhecidos e respeitados.No entanto, há de se ter realmente competência e comprometimento para que, os que sofrem preconceitos vejam que é possivel se interagirem sem receio ao meio social, pois, diferenças todos tem mas, não dá o direito de terem tratamento diferenciado. Por FLÁVIA.

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  13. È fundamental que se trabalhe a origem, a cultura africana não somente no ensino superior mas também no ensino fundamental e médio.Precisamos conhecer a história,a cultura(dança, comidas, crenças.Pois somos um povo mestiço, mas no final somos todos iguais perante a lei.

    Ana Paula Santos de Oliveira

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  14. É de grande importância a implementação da disciplina em questão tanto no ensino superior quanto no ensino regular,uma vez que,é fundamental que trabalhe com os alunos a origem e cultura africana.

    FRANCIELLE PEREIRA SANTOS

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  15. Muito interessante a ideia da implentação da disciplina "Cultura Africana",pois assim todos podemos entender melhor nossas origens e aprender sobre cultura negra.

    Junea Malveira

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  16. A lei 10.639/2003 tem como objetivo a desconstrução de esteriótipos raciais sobre à Africa. É um grande avanço implementar a lei nas escolas e principalmente nas universidades, pois, traz ao conhecimento do indivíduo suas origens para que valorizem e respeite as diversidades culturais.
    Ana Paula Gonçalves,

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  17. É de suma importância introduzir no ensino superior a discipina de literaturas africanas, pois, é a partir dessa disciplina que aprenderemos sobre a nossa origem, que além de interessante é também parte de nós brasileiros.

    Thalita Athayde

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  18. A cultura africana permeia um espaço no contexto cultural brasileiro, a lei 10639/2003 configura e regulamenta os direito étnicos,e a preservação da cultura afro-brasileira,africana,e outras etinias que configuram a cultura brasileira, vale dizer que somos um povo multicultural e pluriétnico. Por isso temos o dever de preservar e conscientizar a cultura africana em nossos dias, pois compartilha a nossa cultura que é rica na diversidade.

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  19. É muito importante para nos professores conhecer a literatura africana, uma vez que é nosso dever mostrar aos alunos as nossas origens e ensiná-los a respeitas as diversas culturas existentes.

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  20. A lei 10.639 realmente foi um marco para a sociedade brasileira visto que possibilita aos nossos educandos um estudo pautado no conhecimento e o respeito a esta cultura tão importante.

    Marley Rodrigues

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  21. A literatura Africana eh tao importante quanto primordial para o conhecimento da nossa cultura, crenca e origem, nossos alunos e a populacao no geral precisam saber e respeitar essa diversidade que faz parte da nossa raca.

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  22. È muito importante que cada um de nós tenha a conciência de nossa origem. E saber tralhar com os alunos sobre a nossa cultura.

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  23. A LITERATURA AFRICANA E MUITO IMPORTANTE EM VIRTUDE DA INFLUENCIA DESSE POVO EM NOSSA HISTORIA. A INCLUSAO DA DISCIPLINA LITERATURA AFRICANA NO CURRICULO ESCOLAR POSSIBILITARA AO ALUNO BRASILEIRO CONHECER MELHOR ESSA CULTURA E ENTENDER SUAS ORIGENS.MARIA IRENE.8P.LETRAS.

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  24. Na busca de uma sociedade democrática, formada por cidadãos atuantes e conscientes, nada mais lícito que pensarmos em uma educaçao que valorize a nossa história e cultura, pois valorizar as diferenciaçoes culturais e étnicas é acima de tudo saber respeitar a diversidade.POR: JACQUELINE SOUTO

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  25. É de fundamental importância a implementação desta disciplina "Cultura Africana" nas escolas e principalmente nas universidades, ela media o conhecimento, conscientizando o indivíduo para respeitar os direitos humanos, a diversidade cultural, pois, somos diferentes, mas temos que desenvolver o eu conscientes de que somos formados a partir de uma pluralidade racial. Por LAÍSE - 12/04/2010

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  26. A Lei 10.639 é uma grande conquista e contribuirá para a luta contra o preconceito racial. É importante compreender o valor da cultura e do povo africano que muitas vezes são abordados de forma preconceituosa. Nós, futuros professores, devemos colocá-la em prática para promovermos o combate a tantas injustiças cometidas contra esse povo, que tanto contribuiu para a formação da nação brasileira.

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  27. É fundamental essa disciplina no ensino superior, assim os professores serão preparados discutir com os alunos sobre esse tema e conscientizá-los desde o início da formação. Marilene.

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  28. É importante que os alunos do ensino médio e fundamental tenham essa disciplina para aprenderem mais sobre a cultura e origem africana,pois somente assim podemos conscientiza-los.
    Heide Hellen

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  29. Parabéns a todos os acadêmicos e visitantes que participaram deste importante debate.
    Profa. Generosa Souto.

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